Iniciativa visa aprimorar o atendimento e manter as equipes sempre
preparadas
Aprimorar o atendimento e manter
a equipe sempre preparada para lidar com casos especiais que surgem no dia a dia
de uma unidade de urgência médica é o objetivo do Programa de Educação
Permanente (PEP), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã.
Direcionado aos profissionais do
Pronto Atendimento Médico (PAM), o primeiro encontro foi realizado na última
semana e teve como tema “Acolhimento com classificação de risco e humanização”,
através dos critérios do Protocolo de Manchester.
A ação também se estendeu aos
profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF), como forma de capacitar e
atualizar os servidores municipais vinculados à Secretaria de Saúde quanto às
necessidades de cada departamento, através de planejamentos, organização,
fornecendo apoio às ações de educação permanente em saúde.
A iniciativa irá ocorrer mensalmente
e faz parte da proposta de capacitação dos servidores, buscando a humanização
do atendimento aos pacientes. Em cada encontro, serão abordados temas
pertinentes ao atendimento no PAM.
Segundo o coordenador da equipe
médica do PAM, Thiago Bavaresco, o Programa de Educação Permanente consiste em
atividades teóricas e práticas, buscando atingir toda a equipe, médicos,
enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas e agentes de serviços
gerais.
“O maior objetivo é a troca de
experiências e informações relevantes quanto aos variados temas, sempre
buscando a excelência do atendimento prestado pela equipe para que de fato
tenhamos resultados cada vez mais positivos”, garantiu Bavaresco.
Presente na aula inaugural do
PEP, a secretária Marcela Leite destacou que são constantes os investimentos em
saúde para aprimorar o atendimento a população. “Estamos sempre trabalhando
para melhorar o serviço de saúde prestado ao cidadão, tanto no aspecto material
como de qualificação de profissionais, pautando sempre no acolhimento e na humanização,
ressaltou.
Bavaresco avaliou o primeiro
encontro como produtivo. “Conseguimos alcançar o objetivo proposto, que é criar
o hábito de investir na capacitação dos profissionais. Lembrando que essas
condutas não alteram o atendimento, e será realizado em horários
pré-programados com o intuito único de conseguirmos melhorar, e ter mais
suporte, tanto embasamento quanto facilitar os processos para que tenhamos
resolutividade e consigamos realmente oferecer o melhor atendimento possível”,
sublinhou o profissional.
PAM - Mantido pelo Governo
Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, o Pronto Atendimento Médico conta
com uma equipe formada por 18 servidores, que prestam atendimento em escala de
revezamento no local, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem,
agentes de serviços gerais e recepcionistas.
Segundo a Secretária de Saúde, em
média, são 40 atendimentos, diariamente. Em dias mais tumultuados, como nos
feriados prolongados, o atendimento médio aumenta, podendo dobrar.
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