Após ouvir,
durante encontro que manteve na manhã desta sexta-feira (13), com o diretor de
Relações Institucionais Claudeir Alves Mata, e o engenheiro Marcelo Ernesto
Tezani, da CCR MSVia, afirmarem que não existe um prazo definido para a solução
do impasse criado com a concessão da BR-163, e os perigos causados pelo trecho
que corta o perímetro urbano do Município, com dezenas de mortes já ocorridas,
o deputado Barbosinha (DEM) anunciou que vai mobilizar demais colegas da
Assembleia Legislativa e pressionar a bancada federal para que uma solução seja
encontrada junto aos organismos de Brasília.
“O que não
dá é pra ficar do jeito que está, a CCR alegando que já investiu mais do que
arrecada, o contribuinte se obrigando a pagar para cruzar em uma das praças de
pedágios e o Governo na posição confortável da permanente omissão”, disse o
deputado, depois de mostrar aos representantes da concessionária as cópias de
indicações e requerimentos com pedidos de providências já aprovados na
Assembleia, especialmente cobrando solução para reduzir os transtornos nas
áreas dos trevos da Bandeira e do DOF, que cortam a cidade com a rodovia
federal.
De acordo
com o diretor de Relações Institucionais da CCR MSVia, o projeto original,
anexado ao processo que resultou na exploração pela concessionária Camargo
Correa do trecho de cerca de 800 quilômetros da BR-163, já previa a implantação
de viadutos sobre o cruzamento dos dois trevos no trajeto de Dourados, “mas até
agora não conseguimos liberar as licenças ambientais”, justificou Claudeir.
“Outro problema é a frustração do tráfego, depois que o Governo resolveu
investir em programas de ferrovias, que também levou ao fracionamento das obras
de duplicação da rodovia”, acrescentou.
O deputado
Barbosinha prometeu interceder, nesta semana, com o presidente da Assembleia
Legislativa, deputado Paulo Corrêa, para mobilizar prefeitos de todas as
cidades que abrangem o percurso da concessão e a bancada de Mato Grosso do Sul
em Brasília, “para fazer com que a direção nacional da Antt (Agência de
Transportes Terrestres), o Dnit (Departamento de Infraestrutura de Trânsito) e
o comando nacional da CCR se atentem para o que significa tantas mortes em tão
curto período de tempo, apenas nesses dois trevos, sem contar os demais
problemas ao longo do trecho”.
Apenas no
primeiro semestre deste ano, Barbosinha já apresentou, pelo menos, quatro
indicações, fora os discursos e cobranças junto às autoridades do setor, apontando
alternativas de solução para o problema. “Moradores dos bairros do outro lado
da BR, no sentido Sul, sabem o que significa viver nesse clima de tensão. São
mais de 40 mil famílias, número muito maior do que a população da maioria das
cidades do Estado, que esperam, ao menos, poder contar com um semáforo para
controlar os limites de velocidade nos pontos mais críticos da rodovia e assim
poder se deslocar para o trabalho ou com os filhos para a escola”, ilustrou o
deputado douradense.
Estamos nos
articulando para solucionar os impasses que têm ocorrido com a concessão da
BR-163, principalmente para reduzir os transtornos nas áreas dos trevos da
Bandeira e do DOF, que cortam a cidade com a rodovia federal. Hoje depois de
nos reunirmos com representantes da CCR MSVia anunciamos quais medidas podem
ser tomadas para amenizar e até mesmo acabar de vez com esses problemas que
temos enfrentado na nossa cidade.
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